Tipos de evento corporativo

Para quem vai organizar um evento na empresa, saber diferenciar os tipos de evento corporativo é fundamental para garantir não só uma organização mais assertiva em relação a parte estrutural do evento, como de outros detalhes importantes que vão desde o menu a ser servido aos convidados, até a equipe que vai servir a comida.

Pensando nisso, listamos nesse post os principais tipos de eventos corporativos que existem para você identificar as características e diferenças de cada um e, com base nisso, definir a melhor estratégia de ação para adotar na elaboração do seu evento.

Confira!

Quais os principais tipos de evento corporativo?

Há uma grande variedade de tipos de evento corporativo. Confira abaixo os principais:

Congresso

Esse evento consiste na apresentação de sessões de trabalho predefinidas. Geralmente reúne profissionais, pesquisadores ou associações.

Ele visa debater um assunto ou tema, e pode englobar outros eventos corporativos na programação, como simpósios e palestras.

Convenção

A convenção também reúne profissionais de um mesmo segmento, mas que podem ser de empresas diferentes. Esse tipo de evento também possui outros subtipos, como:

  • Convenção de vendas;
  • Convenção de lançamento de produto;
  • Convenção de congraçamento;
  • Convenção de comemoração.

Conferência

Consiste na exposição de um tema feito por uma ou mais autoridades no assunto. Um dos diferenciais desse tipo de evento é que ele conta com um presente que conduz a apresentação.

Fórum

Esse é um dos tipos de evento corporativo onde a plateia tem participação ativa. Consiste em um amplo debate livre.

Palestra

É um dos tipos de evento corporativo mais comuns. Nele, um especialista apresenta suas conclusões sobre um determinado tema. Geralmente, após a apresentação é aberto um espaço de tempo para perguntas e debates.

Mesa redonda

É uma proposta parecida com a do fórum, mas nesse caso, existem especialistas que expõem suas opiniões. Depois, há um tempo específico onde é possível que a audiência faça questionamentos.

Painel

É um grupo de apresentações feitas sobre um mesmo tema. De maneira geral a organização do espaço é em semicírculo, e o objetivo é gerar discussões em relação ao assunto.

Simpósio

Esse é um evento com foco em temas científicos. Nele, especialistas se reúnem para debater sobre assuntos específicos, e são mediados por um moderador.

Nesse caso o público pode fazer perguntas, mas apenas com caráter complementar e por escrito.

Workshops e oficinas

Esse é um tipo de evento muito semelhante a um curso. Ou seja, um tema é exposto, e depois há um tempo dedicado a discussão. Além disso, um workshop pode envolver vários tipos de atividades práticas.

O principal objetivo aqui é a expansão de conhecimento.

Feiras de negócios

Esse é um dos tipos de evento corporativo que reúne várias empresas de um mesmo nicho. O objetivo é apresentar produtos, serviços ou tendências do setor.

Além disso, ele também pode incluir outras atividades corporativas dentro da sua programação. É muito comum, por exemplo, que as feiras de negócios tenham workshops e mesas redondas para debate.

Seminário

É um evento onde são realizadas várias atividades com foco no aprendizado e ampliação do conhecimento. Elas são ministradas por especialistas na área.

Esse tipo de evento pode durar apenas um dia ou até mesmo semanas.

Agora que você já conhece os principais tipos de evento corporativo, será mais fácil nomear e organizar o seu. Gostou do post? Já sabe qual buffet servir na sua empresa? Entre em contato com a Bread and Company e conheça todos os serviços de buffet corporativo temos para lhe oferecer.