Como organizar um buffet vegetariano e vegano para o seu evento

Quem produz eventos deve sempre estar atento aos gostos e comportamentos dos clientes. Nos últimos anos, os hábitos alimentares das pessoas vêm mudando e, por isso, saber organizar um buffet vegetariano e vegano é mandatório para o portfólio de empresas e profissionais que atuam na área.

Consumidores preocupados com uma alimentação mais saudável, sem dúvida vão buscar um buffet vegetariano e vegano.

E mesmo que o consumidor responsável pela contratação não siga essa filosofia, é importante ter no cardápio opções para atender esse público que está cada vez maior. Mas, para isso, é preciso conhecimento, pois há diferença entre ser vegano e vegetariano.

Cardápio vegano e vegetariano: Entenda a diferença

Em uma explicação simplista, o vegano não come nada que tenha origem animal. E isso inclui, por exemplo, leite e derivados. Já os vegetarianos não consomem carnes, mas aceitam alimentos como ovos e queijos em seu cardápio.

A questão é que para organizar um buffet vegetariano e vegano é preciso que haja opções para os dois perfis, então entender que apesar do comportamento alimentar ser parecido, existem diferenças.

Quer saber mais sobre o assunto? Então fica conosco até o final da leitura e saiba tudo que precisa!

O que servir em um buffet vegetariano e vegano

Vamos sugerir aqui opções interessantes para ter em seu buffet vegetariano e vegano e que vão agradar a todos. Confira!

Opções Orgânicas

O ponto aqui é evitar tudo que é industrializado e priorizar alimentos que tenha seu cultivo da forma mais natural possível, por exemplo, legumes e verduras.

Produtos artesanais têm tido grande aceitação, é o caso dos hambúrgueres (de carne ou soja) e pratos feitos de forma caseira e com ingredientes frescos.

Receitas Criativas

Massas e recheios podem ser preparados de forma diferente, utilizando ingredientes naturais como base.

Atualmente, até mesmo pães e bolos podem ser feitos permeados pela filosofia vegana e vegetariana, então basta usar a criatividade para incluir opções saborosas para este público.

Faça uma busca simples na internet e verá que existem inúmeras opções de pratos doces e salgados para veganos e vegetarianos. Alguns conseguem uma aparência exatamente igual aos pratos tradicionais.

Além disso, se você prefere algo mais prático e funcional, uma boa dica é contratar um buffet vegano e vegetariano. Assim, você pode definir todo o cardápio desejado, ou optar por sugestões disponibilizadas pela empresa contratada. E tudo isso sem precisar se preocupar em preparar tudo.

Pratos doce e salgados na mesma proporção dos tradicionais

O ideal é que quando for compor o cardápio, tenha o máximo de variedade que um buffet vegano e vegetariano merece e necessita. Se no cardápio tradicional você possui 50 opções de doces e salgados, escolha, teste e prove receitas até chegar nesta mesma quantidade para veganos e vegetarianos.

Mesmo que você pessoalmente não tenha essa filosofia alimentar, prove as receitas e comprove se são saborosas de verdade. A única maneira de estar convencido de que algo é bom é experimentando pessoalmente.

Respeito é a chave

Carnívoros, veganos e vegetarianos podem e devem viver em harmonia, então além das opções tradicionais, tente receitas iguais, mas em versões diferentes. Sanduíches, tortas, salgadinhos… Tudo que é tradicional pode ter uma versão diferente se você decidir encontrá-la!

Quando um buffet decide investir em opções para públicos distintos está demonstrando primeiro, que está preocupado em atender bem, segundo que respeita as diversidades e seu intuito é satisfazer a todos de maneira perfeitamente igual.

E então? Gostou de saber mais sobre como organizar um buffet vegano e vegetariano para o seu evento? Conte-nos sua experiência e se quiser, dívida conosco suas receitas!