Gastronomia corporativa: Como planejar?

Não é de hoje que a gastronomia corporativa ganhou papel de destaque nos eventos empresariais. Sejam convenções, treinamentos, workshops e showrooms, a gastronomia em eventos corporativos se torna essencial para que o sucesso na recepção das pessoas aconteça.

Apesar de ter um perfil meio que pré-definido, o público de cada evento se distingue um pouco. Funcionários, clientes e fornecedores são “pessoas” distintas e a temática de cada situação influencia no cardápio.

Então como planejar e alinhar a gastronomia corporativa a cada evento e tipo de público?

Essa é a pauta do nosso artigo de hoje e se você desejar saber como planejar e realizar eventos com a melhor gastronomia corporativa, fique conosco até o final da leitura.

Gastronomia corporativa de qualidade

No seu projeto, o ponto inicial é identificar quais as principais necessidades que o evento demanda. Coffee breaks e Brunch vão pedir um planejamento menor, que pode ter um cardápio mais generalista, contudo sempre de bom gosto.

O horário em que o evento vai acontecer é de suma importância na definição dos pratos e bebidas a serem servidos, bem como os objetivos que reuniu o grupo para esta situação: uma reunião com clientes, recepção de fornecedores etc.

Louças, talheres e uma mesa bem organizada e bonita são uma premissa da qual não se pode abrir mão, pois esse capricho demonstra a personalidade da empresa que está proporcionando e coordenando o evento.

Há também a questão de os pratos serem preparados e servidos na temperatura ideal, facilitando o consumo e acesso das pessoas, pois estamos falando de muitas pessoas transitando.

A gastronomia corporativa também deve prever um staff de pessoas treinadas e capacitadas no manuseio de tudo e no lidar com o público, independentemente do tempo de duração do evento, é preciso garantir suporte e a plena satisfação de todos os participantes.

Culinária em grandes eventos

Pode não parecer, mas elaborar e planejar uma convenção, festa de confraternização ou eventos para grupos maiores é uma atividade que precisa de muita estratégia.

Além de ser um grande público, os gostos podem ser distintos e tanto o cardápio quanto as bebidas devem ser pensados para agradar a todos de modo geral e estar em consonância com os objetivos do evento.

O local onde será feita a realização também influencia no cardápio e na forma como serão servidos os comes e bebes, então além de agradar no paladar é preciso servir bem e de forma confortável.

O básico é pensar em pratos salgados quentes ou frios, bebidas alcoólicas ou não dependendo do horário e tipo de evento e sobremesas que estejam em alinhamento com o perfil do público e do período do dia em que o evento acontecerá.

Gastronomia corporativa especializada

Sem dúvida, contar com apoio de quem entende do assunto fará toda diferença e vai facilitar identificação dos detalhes e os ajustes necessários de acordo com cada projeto.

Eventos corporativos durante o dia tem um contexto diferente daqueles realizados a noite e com isso o cardápio, as bebidas e a forma de serviço precisam estar adequadas.

Quando for escolher uma empresa para parceria na gastronomia corporativa esteja atento aos Know How desta e a avaliação dos serviços por ela realizados. Vale a pena dispor de um tempo e energia nesta avaliação preliminar para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do evento.

A realização de eventos, sobretudo corporativos, demanda habilidade e experiência, então não renuncie a uma escolha cuidadosa.