Cardápio para celíacos: como preparar um menu de festa?

Se você vai fazer uma festa com cardápio para celíacos, saiba que é preciso tomar uma série de cuidados. Quem tem qualquer tipo de intolerância, principalmente de glúten, como é o caso dos celíacos, não podem em hipótese nenhuma consumir alimentos que tenham esse tipo de ingrediente.

Isso porque, a reação alérgica, dependendo do grau de intolerância, pode fazer a pessoa ir parar no hospital. Por conta disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a criar um buffet adequado para esses convidados.

O que está proibido no cardápio para celíacos?

Quando o assunto é cardápio para celíacos, é preciso ter em mente que vários ingredientes estão proibidos, entre eles:

  • Farinha de trigo

A alta concentração de glúten desse ingrediente é o que torna ele proibido para pessoas celíacas. Geralmente esse item é utilizado em massas, bolos e salgados, mas, pode ser facilmente substituído.

A farinha de centeio também deve ser riscada do cardápio para celíacos, pois também contém essa substância.

  • Cevada

Uma vez que a cevada é proibida, atenção as bebidas! A grande maioria das cervejas tem esse ingrediente e consequentemente glúten.

Logo, o ideal é procurar alternativas de bebidas, como sucos e vinhos.

Quais ingredientes estão liberados no cardápio para celíacos?

Se você acha que o cardápio para celíacos precisa ser “sem graça” por conta da falta de glúten, está enganado. Existem várias opções deliciosas.

Que tal, por exemplo, colocar uma linda mesa de frios com opções requintadas como muçarela de búfala e presunto di Parma? Proteínas animais como frango, carne vermelha, ovos e peixes também são excelentes alternativas.

Uma excelente opção de prato, por exemplo, seria uma salada com frango ou atum. Carne grelhada também é uma maravilhosa.

Se você quer um cardápio para celíacos mais tropical e saudável, também pode optar por frutas da estação. Mas, é importante que em todos os pratos que você vai colocar na lista, você verifique se não existem outros elementos que contém glúten.

Por exemplo, é muito comum que as pessoas sirvam saladas de frutas com aveia. Acontece que esse grão possui glúten, então você precisa pensar em outra opção.

O iogurte é uma ótima substituição, mas também verifique se ele é livre de glúten.

Cuidado com as pegadinhas!

Um dos maiores cuidados na hora de montar o cardápio para celíacos é em relação as pegadinhas. Existem vários produtos que em um primeiro momento podem não parecer ter glúten, mas que possuem sim.

Produtos industrializados, por exemplo, podem conter esse tipo de ingrediente. Entre eles podemos citar enlatados, refrigerantes, frutas em calda, patês e até mesmo uísque.

Logo, você precisará ler com muita atenção o rótulo da embalagem para ter certeza que os produtos são seguros para os seus convidados. Atenção também aos pratos com diferentes guarnições, o ideal é indicar os livres de glúten com louças diferenciadas, para que os convidados não se confundam.

Conclusão

Para garantir um cardápio para celíacos de qualidade, gostoso e seguro, o ideal é contratar uma empresa especializada nesse tipo de alimentação. Assim, você evita ter dores de cabeça e garante uma boa experiência gástrica para todos.