Como escolher e servir as bebidas para eventos?

Escolher e servir bebidas para eventos pode ser um desafio, uma vez que deve considerar o tipo de cerimônia (se menos ou mais formal), o número de pessoas convidadas e o porte da solenidade.

Se você é o responsável pela organização, é preciso atentar-se aos mínimos detalhes para agradar a todos os participantes. O buffet, por si só, requer uma atenção especial, já que é um dos principais pontos que podem fazer a diferença e ele não se limita apenas a escolha de pratos.

Pensando nisso, criamos um conteúdo para facilitar a sua vida e ajudar a escolher as bebidas para o seu evento e a melhor maneira de servi-las, considerando o número de convidados e a dimensão da cerimônia. Acompanhe!

Como escolher bebidas para eventos

Para garantir o sucesso do evento, é importante refletir sobre alguns aspectos no momento de montar o buffet e escolher as bebidas que serão servidas. Entre os quais está a importância de entender:

1. O tipo de evento

Eventos formais, por exemplo, pedem por bebidas mais sofisticadas, enquanto encontros casuais geralmente recorrem a bebidas fáceis e “simples” de serem servidas.

Vale mencionar que no momento de escolher as bebidas, os pratos também devem ser levados em consideração na busca pela harmonização adequada. Refeições completas combinam mais com os vinhos e espumantes, enquanto os petiscos descem melhor acompanhados de drinques e cerveja.

Servir drinques, na verdade, é um truque de segurança, já que podem se encaixar aos mais variados tipos de evento. Há, no entanto, bebidas que devem ser garantidas, seja qual for o tipo de evento que está organizado.

São elas:

  • Água, com ou sem gás;
  • Refrigerantes;
  • Sucos

Devemos lembrar que nem todos os convidados consomem bebidas alcoólicas em eventos, por serem bebidas neutras, as chances de atender a todos os gostos aumenta consideravelmente.

2. Em que estação ocorrerá o evento

Embora pareça simples, muitos organizadores desconsideram a época do ano no momento de elaborar o buffet. Para não cometer esse deslize, lembre-se: em períodos mais frios, opte por bebidas que aquecem os convidados (vinho, vodca, uísque, conhaque etc).

No calor, aposte na cerveja e nos drinques gelados.

3. Calculando a quantia ideal por convidado ou grupo de convidados

Saber de antemão o número de convidados facilita – e muito -, o cálculo de bebidas para os eventos. Em casos onde há o número exato de convidados (como é o caso de eventos de eventos corporativos), a definição do cardápio ocorre logo no início do planejamento.

Se considerarmos um evento de quatro horas de duração, o cálculo-base será:

  • 1,8 litros de suco, cerveja e refrigerante (600 de cada) por convidado;
  • 200 ml, por convidado, de água;
  • 4 litros de drinques de frutas a cada 20 convidados;
  • 1 garrafa de uísque a cada 10 convidados;
  • 1 espumante a cada 7 convidados;
  • 2 garrafas, uma de cada, de vinho e de vodca para cada 3 convidados.

Se a duração do evento for superior a quatro horas, deve-se aumentar de forma proporcional, por convidado ou grupo de convidados, o número de bebidas. Além disso, se servir 5 opções para 50 convidados, a quantidade necessária será menor do que quando, por exemplo, servir apenas 3 variedades.

4. Servindo adequadamente as bebidas em eventos

A maneira de servir a seus convidados variará de acordo com a ocasião. Em eventos formais, os convidados serão servidos a mesa, enquanto em eventos mais simples, você poderá dispor os produtos em uma mesa onde o próprio convidado se servirá.

Agora que sabe como servir bebidas para eventos, considere os pontos mencionados no momento de desenvolver o planejamento e garanta o sucesso de seu evento!