Como organizar um coquetel corporativo?

Se busca por uma alternativa de evento para a sua empresa que seja mais informal e permita a interação natural entre os convidados, o coquetel corporativo é a sua melhor opção.

Além de ser menos dispendioso, ele é também mais versátil que outros tipos de evento. Em um coquetel, os participantes circulam com mais liberdade e interagem melhor com os seus colegas.

É possível, ainda, adaptar os pratos, contemplando participantes que possuam intolerâncias ou restrições alimentares, uma vez que o buffet é feito de menores porções. Deseja saber mais? Acompanhe o nosso conteúdo e atente-se as nossas dicas.

Dicas para organizar um coquetel corporativo

A chave para o sucesso de seu coquetel está no devido planejamento e organização do evento. É importante saber o dia, a hora, onde o evento ocorrerá e o número de participantes.

Também é fundamental pesquisar por boas parcerias e entrar em contato com fornecedores para alinhar com cada um deles os prazos para a entrega de produtos e para a prestação de serviços.

Assim, você estará pronto para:

1. Escolher o local do coquetel corporativo

O ponto mais importante na hora de escolher o local são as características do espaço: ele será capaz de acomodar a todos os participantes? Haverá banheiros amplos e adaptados a pessoas com deficiência? Leve em consideração o conforto dos convidados.

Uma sugestão são hotéis que contam com infraestrutura para eventos, pois haverá salas para a realização de palestras, reuniões e possivelmente lounge para sediar o coquetel.

2. A comida do evento

O ponto positivo de um coquetel corporativo é que ele dispensa pratos elaborados, sendo preferível servir petiscos e finger food, que em tradução literal significa “comer com os dedos”, dispensando o uso de talheres.

Para servir aos convidados, há duas alternativas: o serviço de garçons, que oferecerão o alimento diretamente aos convidados. Isso trará um ar de refinamento ao coquetel. E existe a segunda alternativa, com estação fixa.

A estação fixa pode conter elementos de refinamento, tendo ainda a vantagem de dar mais liberdade aos participantes, que servirão o que desejarem e quantas vezes for preciso. Se optar por uma estação fixa, certifique-se de posicionar uma equipe para repor os alimentos conforme forem acabando.

Caso haja participantes com intolerâncias, restrições ou preferências alimentares (vegetarianos e veganos) há também boas alternativas, como o risoto de abóbora, o finger food à base de pepino, a abobrinha com tomate e diversos outros.

3. As bebidas são fundamentais na hora de organizar um coquetel corporativo

Para coquetéis ou quaisquer eventos, há três bebidas que são obrigatórias: a água, o refrigerante e os sucos. No caso dos sucos, é fundamental que estejam frescos; além disso, as bebidas devem ser servidas na temperatura indicada.

O horário de realização do evento também ajudará a selecionar as melhores opções.

Se for um coquetel corporativo realizado durante o dia, prefira:

  • Cerveja,
  • Vinho branco,
  • Drinque de frutas.

Você pode adicionar, também, uma mesa para chá e café ao final do evento.

Para eventos realizados durante a noite, as melhores alternativas são:

  • Vinho tinto,
  • Uísque,
  • Vodca,
  • Espumantes

Agora que sabe o essencial para a organização de seu coquetel corporativo, dê início aos preparativos e garanta o sucesso de seu evento.