Como calcular a quantidade de finger food por pessoa?

Hoje vamos falar um pouco sobre uma das maiores dúvidas para quem organiza um evento, seja ele pessoal ou corporativo, que é: como calcular a quantidade de finger food por pessoa?

Ou mesmo como calcular a quantidade de comida em qualquer tipo de evento, seja ele com finger food ou não.

Então para saber um pouco mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post até o final, porque organizamos muita informação para você!

Quantidade de finger food por pessoa

Você vai dar uma festa ou organizar um evento corporativo e esbarra no mesmo impasse de todos: qual quantidade de finger food por pessoa devo contabilizar, de maneira que todos sejam bem atendidos, se alimentando corretamente e tendo uma boa experiência no meu evento.

Para chegar num número mínimo primeiro você deve considerar a natureza do seu Buffet, uma vez que para cada tipo de alimentos servidos novas quantidades serão necessárias.

Para isso existem várias opções, mesmo num menu de finger food, onde as porções são menores. Pode ser um Buffet com salgadinhos, com comidas bem elaboradas, em formato de churrasco, dentre outras tipos de alimentos que podem ser servidos.

Como servir a quantidade de finger food por pessoa: bandeja ou buffet?

Vai depender do seu tipo de evento. Se for um evento mais pessoal, como uma festa de aniversário, pode organizar um lindo Buffet para que cada convidado se sirva livremente.

Agora se for um evento mais corporativo, ou mais importante como um casamento, o ideal é colocar Garçons servindo as porções e retirando os pratos e tacinhas, para assim garantir uma boa circulação de alimentos frescos.

Quantidade de comida por pessoa em outros tipos de eventos

Estabelecer a quantidade de finger food por pessoa em qualquer tipo de evento depende principalmente de quais alimentos serão servidos nele. Por isso que você deve decidir antes, pois a quantidade muda de um coquetel com salgados para um evento em que se serve um jantar completo.

  • Evento com docinhos, salgadinhos e bolo

Num evento com estes tipos de alimentos estime pelo menos 10 salgados. Além de 5 docinhos e uma fatia de bolo de pelo menos 150 gramas para cada convidado.

É claro que você pode aumentar um pouco, já que nem todos consomem a mesma quantidade. Porém, esta já te dá uma base de por onde começar.

  • Evento com jantar completo

Se você estiver oferecendo um jantar completo, mesmo que em finger food, deve considerar uma entrada com pelo menos 150 gramas, um prato principal composto por proteína (200 gramas) e carboidrato (150 gramas), adicionando ainda uma opção de sobremesa (150 gramas).

  • Evento com churrasco

Para este tipo de evento o ideal é oferecer uma variedade de carnes. Adicionando outros tipos de alimentos para complementar a refeição, como pão, maionese, salada, dentre outros. Em relação as carnes poderão apostar em 400 gramas por pessoa, divididas em:

  • Linguiça (100g).
  • Carne de porco (200g).
  • Carne vermelha, como picanha (100g).

Se mesmo assim você continua com dúvidas sobre as quantidades, sugerimos que entre em contato com a Bread and Company, já que eles são especialistas em eventos e podem de dar maiores auxílios para organizar melhor o seu evento.