Comida congelada para semana é possível?

Comida congelada para semana tem sido uma opção para as pessoas que desejam se alimentar melhor, mas não possuem tempo hábil para cozinhar todos os dias.

Opta-se então por cozinhar para vários dias, ou mesmo comprar das diversas empresas que oferecem o serviço, produzindo marmitas de acordo com as especificações do cliente.

Hoje vamos tratar de informações importantes que devem ser observadas ao congelar ou comprar comida congelada para semana para consumir.

Como congelar

Depende do alimento. A maioria precisa ser congelada depois que esfria. Porém o ideal é que os alimentos sejam congelados rapidamente, para que assim a comida congelada para semana conserve os nutrientes, textura e sabor.

Como descongelar

A melhor opção para descongelar a comida congelada para semana é na área refrigerada da geladeira, para que assim ela descongele gradativamente e sem alterar a qualidade.

Se não for uma opção, pode utilizar forno ou microondas, lembrando apenas de usar os potes corretos.

E nunca descongele no sol, pois isso pode estragar os alimentos.

Melhores embalagens para comida congelada para semana

As embalagens de plástico são as mais utilizadas para armazenar a comida congelada para semana. E na verdade elas até podem ser usadas, desde que o plástico não contenha Bisfenol A, pois ele pode ser extremamente tóxico. Evite também as de alumínio.

As embalagens consideradas ideais são:

  • As biodegradáveis.
  • As termo formadas.
  • Que tenham tampa com vedação total.

Tudo isso é para que dure mais, não seja contaminada e mantenha bons nutrientes, sabor e textura.

Como transportar comida congelada para semana

Caso sua comida congelada para semana seja levada para outros locais, como trabalho ou local de estudos, a forma de transporte nesse processo será essencial para ajudar a manter a qualidade dos alimentos.

A sua marmita descongelando ou não, busque transportá-la em bolsa térmica, com gelo, observando sempre que:

  • Se ela estiver descongelando, o consumo não precisa ser tão rápido.
  • Se ela já estiver descongelada, é bom consumir rapidamente, para que os alimentos não estraguem.

E sempre que possível, coloque ela no refrigerador, para manter a temperatura.

O que evitar

Embora ter comida congelada para semana seja uma forma de ajudar a manter uma boa alimentação, sem a necessidade de cozinhar todos os dias, existem algumas coisas que precisam ser evitadas, como:

  • Nunca congele novamente um alimento que já foi descongelado. Ele vai perder nutrientes, sabor e sofrer diversas alterações na textura, além de não ser nada saudável.
  • Embora o mercado esteja cheio de opções é bom evitá-los, pois eles são cheios de conservantes e outros ingredientes que podem atrapalhar a sua saúde.
  • Congelar folhas, pois elas estragam no congelador.

E se você mesmo for preparar sua comida congelada para semana, invista nos temperos, pois eles ajudam a realçar os sabores dos alimentos.

Porém vale checar as alternativas da Bread and Company, que através do projeto Comida Afetiva, oferece diversas opções de comidas congeladas. O menu conta com pratos irresistíveis. Tudo balanceado e muito nutritivo.