Comida pronta: entenda tudo a respeito

Ter comida pronta em casa é um excelente auxílio, considerando as correrias do dia a dia, nem sempre é possível preparar boas refeições, já que ou estamos cansados ou falta o tempo hábil.

Por isso organizamos essas dicas de como deixar a comida pronta e congelada, para que assim você se alimente melhor, e tenha melhores experiências em família.

Ingredientes para a comida pronta

Para ter boa comida pronta escolha principalmente alimentos naturais e da estação, para que assim você e sua família se alimentem bem, sem gastar muito dinheiro. Não se esqueça de higienizá-los corretamente antes de preparar.

Embalagens da comida pronta

Dê preferência para potes de plástico que podem ir ao microondas e freezer. Existem muitos sacos plásticos que também são excelentes para congelar alimentos de várias categorias.

Potes de vidro também são uma opção, mas eles nunca podem ser cheios até o topo, pois os alimentos expandem quando congelados e isso pode fazer os potes quebrarem.

Diferentes alimentos e a forma de congelar

Para cada tipo de alimento, algumas ações devem ser tomadas de maneira diferente, para que assim a comida pronta permaneça com o sabor e a sensação de estar fresca.

  • Arroz

Cozinhe normalmente, mas só coloque no freezer depois que ele estiver totalmente frio.

Se for guardá-lo sozinho, deixe um bom espaço entre o arroz e a tampa e coloque papel alumínio ou plástico filme em cima do arroz, para que ele não receba água no congelador e mude de textura.

  • Caldos

Faça ele normal e coloque num pote para congelar. Porém, se ele tiver outros ingredientes como legumes, massa, ovos ou creme de leite, sempre deixe para adicionar eles na hora de aquecer, para preservar a textura e os sabores.

  • Carne

Você pode optar por apenas selar a carne, e aí congelar, ou mesmo cozinhar normalmente e depois colocar nos potes e congelar. Para ajudar a variar, faça molhos diferentes, que darão novos sabores às carnes iguais. Esse é um bom segredo na hora de congelar comida pronta.

  • Feijão

No caso do feijão, para que o sabor seja preservado, ele deve ser congelado sem tempero. E aí na hora de servir, basta refogá-lo com os temperos que prefere, que darão a sensação dele estar fresco.

  • Frutas

Se elas forem bem tratadas, podem durar pelo menos 6 meses no seu congelador, onde você pode utilizá-las para sucos e vitaminas.

A maioria deve ser congelada sem a casca, como banana, maracujá e coco. E algumas sem as sementes, como melancia e maçã. No caso da pêra, ela precisa ser cozida antes de ser congelada.

Coloque-as em sacos individuais, para que assim elas durem mais.

  • Legumes

Outra dica de comida pronta para congelar são os legumes. Cozinhe eles, mas nunca no ponto de consumo, sempre um pouco menos do tempo normal, pois eles terminam de cozinhar quando você aquece ou descongela.

E aí coloque diferentes tipos de legumes em recipientes separados, pois cada uma cozinha ao seu tempo, e se houver mistura podem alterar o sabor ou textura de alguns.

  • Macarrão

Cozinhe ele, mas não por completo, para que não perca a textura ao descongelar. Por fim, sempre leve para o freezer depois de frio, nunca quente. Para que ele fique bem solto, adicione manteiga ou azeite antes de congelar.

Pode até congelar junto com o molho, porém use bastante. Congelar molho e macarrão separados deixa o sabor e a textura melhores.

Forma correta de descongelar

O ideal é que se descongele a comida pronta na geladeira mesmo, tirando do freezer e deixando de um dia para o outro.

Porém se não for possível, é só usar a opção “Descongelar” do microondas, tomando cuidado apenas com o tempo, para não estragar o alimento.

A Bread and Company, através do projeto Comida Afetiva, oferece diversas opções de marmitas saudáveis. Comida pronta e prática para facilitar sua rotina.