Gastronomia em eventos: o que servir?

Se você está em dúvidas sobre o que servir de gastronomia em eventos, independentemente do tamanho e o tipo de evento que irá realizar, fique calmo que estamos aqui para lhe ajudar.

Organizamos este material de maneira a te dar uma ideia sobre o que servir em cada tipo de evento, como almoço e café da manhã, com dicas ainda sobre como calcular as quantidades de alimentos.

Então não saia deste post até que você receba as dicas que vamos passar!

Como definir qual o cardápio ou o tipo de gastronomia em eventos?

Alguns itens devem ser levados em consideração para que você possa definir qual o tipo de gastronomia em eventos vai utilizar, atendendo bem os participantes desta atividade.

Primeiro considere o horário do evento (manhã, tarde ou noite), já que isso muda totalmente os tipos de alimentos e bebidas. Depois considere a época do ano (verão, inverno) escolhendo alimentos mais apropriados para cada período.

  • Café da manhã

O cardápio para gastronomia em eventos que acontecem de manhã é bem simples e prático.

Nele você deve incluir pães e bolos, frutas, sucos e café como bebidas, todos organizados em Buffet Americano, onde os alimentos ficam em uma mesa e cada pessoa se serve à vontade.

  • Brunch

O Brunch é um tipo de gastronomia de eventos que intermedia o café da manhã e o almoço.

Nele é bom também apostar no Buffet Americano, mas buscar servir alimentos mais consistentes, como tortas, lanches, saladas, dentre outros.

Se tiver muitos alimentos complexos, invista num Buffet a Francesa, onde os convidados se sentam em mesas e são servidos por Garçons.

  • Coffee break

Também pode ser feito no estilo Buffet Americano, incluindo alimentos semelhantes ao do Café da Manhã. O que muda nesta gastronomia em eventos é que geralmente ela acontece de tarde, entre uma reunião e outra.

  • Almoço

Já no almoço deve se pensar em uma gastronomia em eventos que atenda a necessidade de uma alimentação mais firme. Porque assim poderá ser realizada em um período de tempo maior.

O cardápio deve abranger uma refeição completa, digna ao horário, incluindo bebidas alcoólicas apenas se este evento encerrar as reuniões.

Busque alimentos rotineiros, mas também inclua pratos mais requintados e chamativos.

  • Jantar

E o jantar já pode ser mais livre em relação a bebidas, porque podem ser incluídos vinhos, espumantes, cervejas e até mesmo bebidas mais fortes como uísque.

E a gastronomia em eventos deve incluir também uma excelente refeição, com pratos agradáveis e saborosos.

Pode até mesmo incluir uma sobremesa, para deixar o evento mais atrativo.

Como calcular a quantidade adequada?

Os cálculos para a gastronomia em eventos vão depender principalmente do número de pessoas que irão participar do momento. Ou seja, para cada pessoa, certas quantidades mínimas podem ser levadas em consideração. Para Buffet’s livres, considere o seguinte cálculo:

  • 10 a 15 salgados por pessoa, incluindo tortas, bolos, etc.
  • 3 a 5 pedaços de frutas.
  • 2 copos de bebidas. Assim como: café, suco e assim por diante.

Já para gastronomias em eventos mais elaboradas, como Almoço e Jantar, o cálculo deve considerar os tipos de alimentos a serem servidos, para assim calcular por pessoa. Quando mais tipos, menor a quantidade deles.

Lembrando que é sempre bom trabalhar com um número extra, portanto, para não faltar alimentos tenha uma margem de segurança.

E se você ainda tem dúvidas sobre como organizar a gastronomia em eventos, sugerimos que contrate a empresa Bread and Company, que é especializada em realizar Buffet para eventos corporativos.