Comfort food: o que é e quais os efeitos

O que é comfort food? A busca por uma alimentação satisfatória aumenta de forma exponencial, com o passar dos anos as pessoas tem buscado cada vez mais se alimentar de uma forma que proporcione não apenas uma ingestão de nutrientes.

Mas também uma experiência altamente agradável, e por essa razão surgiu o movimento comfort food, que vai além de repor as necessidades nutricionais, trata-se de uma comida agradável.

Com certeza você já deve ter se perguntado como funciona o comfort food e como aplicá-lo no dia-a-dia, mas diferente do que a maioria pensa, esse estilo de alimentação é muito prático e encanta a todos os públicos.

O que é Comfort food?

O comfort food é uma tendência moderna, que remete a nostalgia; que associa os alimentos a momentos e sensações.

Com certeza a refeição caseira, a comida da família, a moda da casa, é aquela que nunca saiu de moda porque remete a infância ao aconchego do lar. Consiste na ideia de utilizar a refeição como forma de melhorar o bem-estar geral.

Esse é o tipo de alimento que traz à tona momentos vividos e não esquecidos, proporcionando uma sensação de bem-estar e conforto, como o nome mesmo já diz. O cheiro de comida que vem da cozinha de uma casa e em pouco tempo invade todos os outros cômodos é uma ótima sensação já vivida pela maioria das pessoas.

O comfort food é o oposto do fast food, pois apresenta uma refeição mais natural e fresca, e também é contrária a pratos muito bem elaborados porque sua essência é a simplicidade. Muito fácil de preparar e está presente no dia-a-dia de diversas pessoas.

Os efeitos dessa tendência

Ao contrário de uma refeição feita fora de casa, a comida caseira tem todo um cuidado especial no seu preparo, pois o objetivo dela não é apenas suprir as necessidades fisiológicas e nutritivas. Mas tem um interesse maior que é proporcionar o grande bem-estar aos que irão apreciar o prato.

O comfort food é uma alimentação altamente agradável e pode acionar o sistema de recompensa no cérebro humano. O que proporcionará um prazer notável e uma sensação de elevação e relaxamento emocional.

É muito comum, as pessoas utilizarem alimentos para se confortarem quando algo relacionado às emoções não vão bem. Muito mais do que consolo, o comfort food é um amparo, um tratamento.

Seja estresse, carência afetiva, ansiedade ou qualquer outra emoção negativa a solução mais gratificante é experimentar alimentos para afagar. Principalmente os que não são saudáveis ou tem alto teor calórico, pois eles proporcionam uma gratificação instantânea e de curto prazo.

O comfort food é capaz de proporcionar alívio emocional e físico e ainda assim ser uma refeição nutritiva.

Sugestões de comfort food:

  • Purê de mandioquinha;
  • Morango com creme de leite;
  • Feijão com linguiça;
  • Bolinho de arroz;
  • Ovos fritos;
  • Farofa;
  • Macarronada;

O comfort food é uma forma de se reconectar com algo que foi perdido ou temporariamente esquecido. Remetendo a bons momentos vividos ou pessoas especiais que por algum motivo não fazem mais parte da vida e existe uma vontade intrínseca de resgatar as sensações ou combater a solidão.

Gostou desse texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos interessantes em nosso blog: clique aqui!