Comida de verdade para o seu dia a dia

Você já deve ter ouvido em algum lugar o termo comida de verdade, porém sabe exatamente o que ele significa, como muda nossa rotina, por que devemos conhecer mais do assunto?

Sendo a resposta positiva ou negativa, o artigo de hoje foi organizado para que você compreenda bem o tema, e assim saiba como incluir comida de verdade no seu cotidiano. Siga lendo, para assim saber mais!

O que é comida de verdade?

Comida de verdade nada mais é do que o investimento no consumo de alimentos nas nossas refeições, e não de produtos alimentícios (que são os industrializados e altamente processados).

É um processo mais caseiro, que te faz ter alto contato com suas refeições, e que te ajuda principalmente a economizar e a melhorar itens da sua saúde.

Sobre os produtos alimentícios, a comida de verdade também traz os mesmos, mas o que os diferencia daqueles que compramos em supermercado é o fato de que eles são produzidos em nossa casa, com ingredientes mais naturais.

Por isso a comida de verdade também possui pão, biscoitos e bolachas, sucos e leites, porém você os faz em casa, escolhendo bem os ingredientes e retirando itens químicos, como os conservantes.

Quais os benefícios?

Seguem 4 dos benefícios principais que a comida de verdade pode trazer para sua vida.

1. As proteínas são melhores

Justamente porque o alimento não possui processamento ou adição de químicos. Importante ainda ressaltar que comida de verdade possui proteína em diversos alimentos, como alguns grãos, carnes, ovos, dentre outros.

2. Não possuem refinados

Principalmente os açúcares, que são incluídos em todo tipo de produto alimentício, desde refrigerantes, a sucos de caixinha, até mesmo em itens congelados, como lasanhas.

Eles fazem muito mal para o nosso organismo, e devem ser evitados ao máximo, nos ajudando a melhorar nossa saúde.

3. Não tem nada artificial

Como gorduras, conservantes, ou outros itens químicos utilizados principalmente para trazer cor, textura, sabor etc.

Comida de verdade é aquela que você compra de mercados orgânicos, de produtores menores de carne, e que como não passam por nenhum processo industrial, acabam ficando livres de itens artificiais.

4. Possuem mais nutrientes

Considerando que o processamento e ultra processamento dos produtos alimentícios, mais a adição de gorduras, açúcares e itens artificiais pode reduzir em muito os nutrientes deles.

O que se considera comida de verdade?

De maneira geral é tudo aquilo que ainda não passou por processamento ou industrialização, como frutas, legumes e verduras.

No caso das carnes, são mais consideradas comida de verdade aquelas que não possuem nenhum aditivo, ou que são fornecidas por produtores locais.

Como adicionar comida de verdade no dia a dia

Seguem então algumas dicas do que fazer para adicioná-las no seu cardápio, de maneira que elas não atrapalhem o seu cotidiano.

  • Busque fornecedores mais locais, como sítios e fazendas pequenas da sua cidade. Isso ajuda a encontrar itens mais naturais para adicionar na sua dieta.
  • Recebendo os itens, higienize os mesmos e veja forma de congelar, seja preparando ou mesmo pré-preparando, ou cru. O congelamento ajuda a manter os alimentos com seus nutrientes, evitando perdas.
  • Se possível, crie sua própria horta, onde você possa cultivar alguns temperos naturais, folhas, e até mesmo pequenas frutas e legumes (morango, batata). Elas exigem pouco cuidado e podem ainda te ajudar a economizar.

A comida de verdade consiste principalmente em evitar ao máximo os itens que não são o mais próximo do natural, para assim você ter boa nutrição e condições de desenvolver e fortalecer sua saúde!

Gostou desse texto? Continue explorando o blog da Bread and Company para ter acesso a outros conteúdos relevantes como esse. Clique Aqui!