Como calcular o buffet: entenda abaixo

Na organização de um evento, o buffet é um dos pontos mais importantes, o que fará com que o seu evento seja sempre lembrado pelos convidados. Uma questão essencial é que a comida a ser servida seja o suficiente aos convidados e, da mesma forma, que não haja desperdício, razão pela qual saiba tudo sobre como calcular o buffet.

Fatores que devem ser considerados na hora de como calcular o buffet

1. Quantidade e perfil dos convidados

A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de como calcular o buffet é quantas pessoas estarão presentes no evento, para estimar a quantia de comida consumida. Além disso, o perfil do convidado é importante, pois as pessoas possuem hábitos alimentares diferentes e, também, indivíduos de idades diversas consomem mais ou menos alimentos (uma criança, por exemplo, come menos que um adolescente).

2. Horário da festa

O horário do evento também influencia em como calcular o buffet, já que confraternizações em horários de refeições principais, como almoço e jantar, requerem uma quantia maior de comida e bebida, já que os convidados vão deixar para realizar tais refeições no evento.

3.Tema do evento

O objetivo do seu evento também influencia na hora de calcular a comida. Por exemplo, em festas de aniversário e casamentos, que são mais descontraídos, as pessoas costumam comer e beber mais, ao contrário de eventos corporativos, nos quais a socialização é mais importante que o entretenimento e existem momentos específicos para fazer refeições.

4. Tempo de duração da ocasião

O tempo de duração do evento é diretamente proporcional à quantidade de comida e bebida consumidos: quanto mais longa a festa, maior o consumo.

Como calcular o buffet

Tendo em vista os critérios acima, leve em conta a seguinte fórmula para como calcular o buffet:

Para saber como calcular o buffet: quantidade final = consumo médio por pessoa x número de convidados

E como calcular o consumo médio por pessoa? Para isso, você deverá consultar seu histórico de eventos realizados anteriormente e ver qual foi o consumo total da festa e dividir pelo número de convidados.

Se, contudo, não possuir esse histórico, pode fazer uma consulta com outras empresas profissionais de buffet. Ou, então, compre um pouco mais de cada item para garantir que não haverá falta de nada.

Além disso, aqui vão algumas dicas para que não tenha problemas no seu evento:

  • Sirva a comida em partes, assim, é possível prever uma eventual falta e buscar uma solução de reposição antecipadamente. E os convidados não notarão a ausência daquele item;
  • Não tenha um cardápio muito vasto, assim será mais fácil calcular a quantidade de comida comprada;
  • Sempre mantenha um histórico das compras e consumo em festas passadas, assim terá onde se basear para a realização de futuros eventos e aprenderá com eventuais erros.

Saber como calcular o buffet é essencial para que o seu evento seja um sucesso. E para evitar situações constrangedoras, portanto, sempre leve em conta esse cálculo na hora de organizar a sua festa.

Gostou desse texto? Continue explorando o blog da Bread and Company para ter acesso a outros conteúdos relevantes como esse. Clique Aqui!